Jaiane Santos “Jay” Ganha Prémio MISS CPLP’ 22
A pandemia COVID-19 impos dois anos de jejum aos concursos de misses. Ainda assim, a dedicação do Comité MISS CPLP superou os desafios do Globalização e conseguiu finalmente trazer ao público a 6ª edição da Gala de eleição da Beleza Lusófona – MISS COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA.
Os dois anos de ausência, motivou alguns ajustes quanto ao conceito do Concurso de Beleza Lusófona desde logo, o desfile de bikinis é substituído por trajes desportivos e, a qualidade de projetos de empreendedorismo com o carácter inovador sobrepõe-se aos padrões de estética e beleza. A ideia tem como o propósito incentivar a juventude lusófona contribuir para a sociedade em que vive, mas, puxando pela imaginação com a criatividade. Realizar um evento dessa natureza em plena pandemia, implica muita dedicação, o respeito e o sentido de responsabilidade para com as pessoas envolvidas. Assim, aconteceu a 6ª Gala MISS CPLP no Capitólio de Lisboa na noite de 26 de Março de 2022 com a vitória de Jaiane Santos “Jay”, 20 anos de idade e natural de Araci – Salvador da Bahia, Brasil.
Khrishna Valente, 20 anos de idade, natural de Luanda, Angola conquistou dois títulos neste certame sendo e 1ª Dama de Honor e Miss Fotogenia enquanto, a Érika Annibelle Gabriel, 20 anos de idade, natural de Praia, Cabo Verde ganhou o título de 2ª Dama de Honor do concurso MISS CPLP 2022. Entretanto, a santomense Brenda Vera Cruz, natural do Distrito de Mé-Zochi foi eleita entre as colegas Miss Simpatia e a jovem Saori Hara, arrebatou o Prémio Talento, graças ao brilhante interpretação cénica durante a prova de Talento/Fantasia.
A equipa composta por 5 jurados não teve a tarefa fácil durante o processo de seletivo porque a “luta” revelou-se bastante renhida entre as candidatas para determinar as três principais títulos vencedores da competição. A mesa de Júris foi constituída por Drª Sónia Almada, Representação do Alto Comissariado Para as Migrações, Drª Sona Fati, Formadora em Empreendedorismo e Comunicação, Gilda Marisela Silva, Miss CPLP 2014, Osvaldo Gomes, Empresário e Onésimo Costa, Fotógrafo Profissional.
A 6ª edição da Beleza Lusófona contou com o total de 12 Finalistas Representantes dos seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Desta vez, os ausentes foram Guiné Equatorial e Timor-Leste.
A responsabilidade artística ficou a cargo de Liriany Castro (Angola), Sissy Ribeiro (Portugal), Shane Maquemba (Angola) e Nil Lus (Brasil) e DJ ALIONE. O evento ainda serviu de encontro entre os aspetos psicossociais com as boas práticas sociais no “País do Acolhimento” que serviu de referência para revelação de histórias de Vida.
Lourdes Costa é a antiga voz radiofónica conhecida entre os santomenses convidada para assumir a apresentação da 6ª Gala de Eleição de Beleza Lusófona que aconteceu no Capitólio de Lisboa.
A faixa do prémio de comunicação foi entregue à candidata representante de portugal – Aline Martinho.
A faixa de popularidade foi entregue à representante de São Tomé e Príncipe, Brenda Cruz.
De salientar que a vencedora ganha 3 Mil Euros para a executar o seu projeto social, além de tratamento de pele e rosto pela empresa Xeila Seculo Estética, situada em Leiria.
Assim, o Comité Miss CPLP, aproveita para agradecer ao Alto Comissariado Para as Migrações, a CML, Município de São Lourenço dos Órgãos – Cabo Verde, a equipa de produção Audiovisual, HRD FILM, Números Oblíquos, DIÁSPORA ENTRETENAIMENT, HARAMBI MATHER_London, Jornal É Agora, SAPO, RDP ÁFRICA, RTP ÁFRICA, Joana Paquete Catring, Lourdes Costa, Marisela Silva, Ruth Lima, Nadmira Pinto, Deborah Souza, Ana de Sá, Ivone Gomes, Sona Fati, Osvaldo Gomes, Daniel Mendes, Mira Sequeira, Hamilton Rita, Alberto Castro, Daniel Mendes, Arminda Fernandes, Chong Santos e Evys Cabral.