A brasileira Jaiane Santos da Cruz venceu a eleição da mulher mais bonita da lusofonia no concurso Miss CPLP-2022 que decorreu no fim de semana no Capitólio de Lisboa, num evento que pela primeira vez teve duas representações do Brasil.
Numa noite de luz de “cor, brilho e luz” que deu corpo à 6ª edição do Concurso de Beleza Lusófona, o processo seletivo da mais bela mulher do espaço lusófono elegeu também a angolana Krishna Vanessa Amaral Vicente, de 20 anos, nascida na cidade de Luanda para primeira dama de honor, e a candidata cabo-verdiana Érica Annybelle da Vieira Gabriel, 20 anos, para segunda dama de honor.
Natural da cidade brasileira de Araci-Bahia, a Miss CPLP-2022 Jaiane Santos da Cruz, de 20 anos, apresentou uma iniciativa que o júri considerou ser o “projeto mais criativo, inovador e simples” comparado com os das demais candidatas o que lhe permitiu ganhar 3.000 € (Três Mil Euros) para a execução do mesmo sob a Coordenação da Organização do evento de Beleza Lusófona.
O concurso contou com a participação de 12 concorrentes, sendo que Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique tiveram, cada, duas representantes.
Dos nove países que compõem a CPLP, Portugal e São Tomé e Príncipe tiveram cada um uma representação. A Guiné Equatorial e Timor-Leste não tiveram candidatas.
A faixa do prémio de comunicação foi entregue à candidata representante de portugal – Aline Martinho.
A faixa de popularidade foi entregue à representante de São Tomé e Príncipe, Brenda Cruz.
Vários artistas abrilhantaram a cerimónia: Diretamente de Angola para o palco eleição de beleza lusófona no Capitólio, a presença especial foi de Liriany Castro que apresentou um inédito numa noite onde se fizeram ouvir vozes de mais músicos: Sissy Ribeiro (Portugal), Shane Maquemba (Angola) e do artista surpresa – o brasileiro Nil Luz, indicado para o Grémio Latino-2018 com o álbum Todos os Tons. (MM)