Home / Sobre

Sobre

Miss_CPLP_LOGO_bigA Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, é uma organização internacional que agrega países lusófonos (países que falam português). A CPLP agrega Estados soberanos que tenham como língua oficial o português. A Organização tem como objetivo “o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros“. Atualmente a CPLP é constituída por 9 Estados membros e 6 Observadores associados.

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa foi fundada em 17 de Julho de 1996 pelos países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Em 2002, na sequência de ter obtido a sua independência, Timor-Leste entrou para a CPLP. Em 2014, foi a vez da Guiné Equatorial também entrar para esta organização. Totalizam assim atualmente 9 Estados membros da CPLP.

Em 2006, a Maurícia passou a ser observador associado da CPLP. Em 2008 foi a vez do Senegal. Em 2014 vários países passaram a ser observadores associados, nomeadamente: Geórgia, Namíbia, Turquia e Japão. Atualmente existem 6 Observadores associados da CPLP.

Existem também diversos países que manifestaram interesse em juntar-se à CPLP, a grande maioria como Observadores associados.

No site da CPLP, constam os objetivos gerais desta organização, bem como os princípios pelos quais a organização é regida:

“A Organização centra-se na “concertação político-diplomática entre seus estados membros, nomeadamente para o reforço da sua presença no cenário internacional;

A cooperação em todos os domínios, inclusive os da educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura, desporto e comunicação social. A CPLP também tem o seu foco na “ materialização de projectos de promoção e difusão da língua portuguesa”.

Considerando o Concurso Miss CPLP uma iniciativa de cidadania, foi integrado na CulturFACE – Associação Cultural Para o Desenvolvimento e constituiu-se o Comité Miss CPLP com o propósito de valorizar o espírito intercultural da lusofonia. O Comité Miss CPLP é uma equipa composta por cidadãos que aceitaram dar o seu contributo com base no profissionalismo e dedicação, tendo sempre presentes as especificidades culturais existente na Comunidade.

Assim, constituiu-se Representantes do Comité MISS CPLP com o propósito de defender a imagem da Marca Registada nos diversos Países, selecionar, preparar e assegurar a participação das candidatas Representantes dos Países. Mas, face às dificuldades socioeconómicas nos países e para evitar alguns constrangimentos, o Comité reuniu e decidiu, ser a equipa única designada COMITÉ MISS CPLP.

COMITÉ integrado na CulturFACE – Associação Cultural Para o Desenvolvimento, visa promover a realização das iniciativas desde o processo de Casting até à realização de eventos promocionais e a Gala Final para a Eleição da Miss CPLP.

O Concurso Miss CPLP que defende o desenvolvimento sustentável, é também o espaço de oportunidades para as jovens candidatas Representantes dos seus respectivos Países de Origem.

O envolvimento de parceiros interessados nesta iniciativa a partir dos Países de Origem tende a reforçar a ideia da interculturalidade e a interacção entre o Comité Miss CPLP e as demais organizações/ grupos relacionados com as iniciativas que visem, a bem como, promover as boas práticas sociais.