Home / Notícias gerais / Centro de Língua Portuguesa na Universidade de Toronto tem agora espaço próprio
Visita do primeiro-ministro português ao Canadá foram inauguradas, a 4 de maio, as instalações do Centro de Língua Portuguesa Camões na Universidade de Toronto (CLP Toronto)

Centro de Língua Portuguesa na Universidade de Toronto tem agora espaço próprio

Durante a visita do primeiro-ministro português ao Canadá foram inauguradas, a 4 de maio, as instalações do Centro de Língua Portuguesa Camões na Universidade de Toronto (CLP Toronto).

A inauguração oficial das instalações do Centro de Língua Portuguesa Camões, com a assinatura do acordo entre as duas instituições (Universidade de Toronto e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua), aconteceu na presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro. Pelo Camões, I.P., assinou o Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Luís Barros.
Horas depois, durante uma receção com a comunidade, o primeiro-ministro de Portugal afirmava que o Centro de Língua Portuguesa Camões na Universidade de Toronto era um espaço “para continuar a valorizar a importância da nossa língua e cultura”. António Costa considerou ainda que se trata de “mais uma medida para estreitar as relações bilaterais entre Portugal e o Canadá”, um trabalho “que temos de continuar”.
O CLP Toronto tinha sido criado através de um acordo entre o Governo, representado pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e a Universidade de Toronto, e funcionava sem espaço físico próprio.Numa primeira fase o Centro funcionou nas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Toronto. Há um ano e quatro meses atrás, passou para a Universidade de Toronto, já sob a direção da Coordenação do Ensino Português no Canadá. Embora sendo autosustentável e gerador de receita, não tinha um espaço físico próprio, lacuna que foi agora colmatada.
“Este é um Centro autosustentável e gerador de receita, que tem oferecido aulas de português europeu e de português do Brasil em salas até agora disponibilizadas, a custo zero, pela Universidade de Toronto”, explicou ao ‘Mundo Português’ a coordenadora do Ensino Português no Canadá, Ana Paula Ribeiro.
Os cursos de português oferecidos pelo CLP Toronto, são direcionados para um público adulto em geral e passarão agora a ser lecionados numa sala que a Universidade disponibilizou. A sala “servirá igualmente como biblioteca e espaço de trabalho para todos os que se interessam pelo língua e pela cultura portuguesas”, sublinhou Ana Paula Ribeiro.
Além das aulas de língua portuguesa, o CLP Toronto oferece um programa diversificado de atividades culturais a pensar nos alunos do Programa de Estudos Portugueses da Universidade de Toronto, mas não só.- As atividades abarcam um público “muito mais abrangente”, o que permite “uma maior visibilidade e promoção da língua e da cultura portuguesa”, assegura a coordenadora do Ensino de Português naquele país. A direção do CLP Toronto passa a ser da Leitora do Camões, I.P. na Unversidade de Toronto, Luciana Graça, em colaboração com a Coordenação do Ensino Português.
Ainda no dia 4, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas celebrou o Dia da Língua Portuguesa e das Culturas na CPLP na St. Helen Catholic School, em Toronto, com a entrega de Medalhas de Mérito das Comunidades a quatro professoras ”pelos anos dedicados ao ensino da língua portuguesa, ao serviço da Direção Escolar Católica e, paralelamente, da Escola do First Portuguese e da Escola Novos Horizontes”, destaca Ana Paula Ribeiro, numa publicação na rede social ‘Facebook’.
Foram galardoadas as professoras Emília Júnior, Lucia Nunes, Ana M. Santos e Ana Ferreira. Manuela Sequeira, Coordenadora do Programa de Línguas Internacionais da Direção Escolar Católica, recebeu uma Medalha de Mérito como reconhecimento pela sua carreira de excelência ao serviço da língua portuguesa.
Ana Grácio Pinto

Fonte: Mundo Português

Veja também

5 de Maio: Dia da Língua Portuguesa celebrado na ONU

Este ano, as comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *