Home / Notícias gerais / “A 10 de junho Ponta Delgada é a capital da nação portuguesa”

“A 10 de junho Ponta Delgada é a capital da nação portuguesa”

O Presidente da Câmara Municipal congratula-se com a escolha, por parte do Presidente da República, de Ponta Delgada para as celebrações 2018 do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

“Nós encaramos esta distinção como o envolvimento de Portugal inteiro na sua projeção atlântica para uma nacionalidade universal. Por isso, gostaria de deixar com ênfase a perceção que tenho: a 10 de junho Ponta Delgada é a capital da nação portuguesa”, afirmou José Manuel Boleiro.
O edil acrescentou que a escolha do Chefe de Estado coloca Ponta Delgada numa “projeção nacional e internacional que muito nos honra e orgulha”.
O Presidente convidou todos os pontadelgadenses, micaelenses e açorianos a participarem nas celebrações do Dia de Portugal que têm início a 7 de junho com um concerto da Banda da Armada, às 21h30, no Coliseu Micaelense.
No dia 8 de junho, às 10h30, nas Portas do Mar, tem lugar a inauguração das Atividades Militares Complementares, que incluem a mostra de capacidades dos três ramos das forças armadas em que o público pode interagir, batismos de navegação e mergulho e, também, as visitas a três navios.
No mesmo dia, às 21h30, o Coliseu Micaelense abre as portas para o concerto da Orquestra Ligeira do Exército.
No sábado, 9 de junho, às 10h30, está prevista a cerimónia de Içar a Bandeira Nacional nas Portas da Cidade, seguida da visita às Atividades Militares Complementares a decorrer nas Portas do Mar.
Às 20h30, a Igreja de São José é palco do concerto do Coral de São José, seguido do espetáculo de Fogo de Artificio, às 21h30, na Avenida Infante D. Henrique.
No Dia de Portugal, a 10 de junho, o Campo de São Francisco recebe, às 11h00, a Cerimónia Comemorativa do Dia de Portugal, com a participação de 1300 militares.
Às 18h00 tem lugar, nas Portas da Cidade, a Cerimónia de Arriar a Bandeira Nacional, sendo que o dia culmina com o concerto da Banda do Exército, às 21h30, no Coliseu Micaelense.
A maior casa de espetáculos dos Açores recebe ainda no dia 12 de junho, às 21h30, o concerto da Banda da Força Aérea.
Como referiu José Manuel Bolieiro, “toda a Avenida Infante D. Henrique se engalanou para bem receber e preparar as atividades a desenvolver, desde a Alameda do Mar ao Campo de São Francisco, passando pelas Portas da Cidade”.
Atividades que se destinam a toda a população e são uma oportunidade para as escolas.
O Município de Ponta Delgada vai ter, no âmbito das celebrações, a oportunidade de entregar a Chave de Honra do Município ao Presidente da República, numa cerimónia agendada para o dia 9 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença de todos os eleitos locais.
Uma distinção que visa reconhecer o gesto do Presidente da República que “eleva e distingue o Município e a Cidade de Ponta Delgada”.
A Câmara Municipal está, com vista à prossecução do programa comemorativo, a colocar à disposição da Presidência da República um vasto conjunto de meios humanos, técnicos e patrimoniais. A autarquia também está a dar apoio ao nível da Segurança, Divulgação e Prestação de Serviços e Apoio Logístico.
As comemorações do Dia de Portugal em Portugal são, recorde-se, uma organização tripartida entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada, o Governo Regional dos Açores e a Presidência da República.
O programa oficial das celebrações do 10 de junho foi apresentado esta manhã, em Conferência de Imprensa, num evento “revelador o envolvimento e parceria dessas três instituições” e que juntou o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, a Chefe de Gabinete do Governo dos Açores, Luísa Schanderl, e o Porta-voz do Chefe de Estado-maior-general das Forças Armadas, Comandante Pedro Coelho Dias.

Gabinete de Imprensa e Relações Públicas
Carmen Costa

Fonte: Mundo Português

Veja também

5 de Maio: Dia da Língua Portuguesa celebrado na ONU

Este ano, as comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *