cidadania
Home / Notícias gerais / Declaração final prevê “progressiva construção de uma cidadania da CPLP”

Declaração final prevê “progressiva construção de uma cidadania da CPLP”

A declaração final da XI Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) prevê “a progressiva construção de uma cidadania da CPLP” e mandata o secretariado-executivo a convocar uma reunião técnica sobre mobilidade.

“A mobilidade e a circulação no espaço da CPLP constituem um instrumento essencial para o aprofundamento da Comunidade e a progressiva construção de uma cidadania da CPLP”, lê-se no ponto 24 da declaração final.

Na cimeira que termina hoje em Brasília foi também aprovada uma resolução específica sobre mobilidade, na qual os chefes de Estado e de Governo dos nove países da CPLP se comprometem a “instar os setores nacionais competentes ao aumento dos esforços de implementação dos compromissos assumidos nos acordos sobre a mobilidade”.

No mesmo documento, é assumido o compromisso de “reforçar o mandato atribuído ao secretariado-executivo para convocar a reunião técnica conjunta sobre mobilidade, com participação de responsáveis pelas questões da mobilidade nos setores da Administração Interna/Interior, Justiça e Negócios Estrangeiros/Relações Exteriores dos Estados-membros”.

IEL // VM

Lusa/Fim

Fonte: Sapo24

Veja também

cabo verde

Cabo Verde assume a próxima presidência e acolhe XII cimeira da CPLP em 2018

Cabo Verde vai assumir a próxima presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *