Home / Comité Miss CPLP / Celso Soares – Mentor e Presidente do Comité Miss CPLP

Celso Soares – Mentor e Presidente do Comité Miss CPLP

celsoCelso Soares, Mentor e Presidente do Comité Miss CPLP

“Miss CPLP é o espaço de intercâmbio cultural entre as candidatas interessadas em representarem os respectivos países. A partilha de conhecimentos, a inovação e a internacionalização são entre outras as referências do Concurso Miss CPLP. Entretanto, a geração de culturas sustentáveis, de valores e de oportunidades constituem o diferencial em prol do desenvolvimento social e cultural. Pois, a educação é uma aposta…”

Celso Soares

Cidadão Luso-santomense, Licenciatura em Ciências da Comunicação, vertente Relações Públicas (Comunicação Institucional) na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), Pós-Graduado em Webdesign Instituto Superior de Educação e Ciência. Tem apetência emComunicação, Média e Justiça. Curso Geral de Jornalismo, CENJOR, Lisboa. Concluiu oSeminário em Estudos Europeus pelo Centro de Informação para Europa em Portugal,através do Jornal O Público, CENJOR e a União Europeia. E neste âmbito, ampliou os seus conhecimentos em contato direto com Grupos Parlamentares, seus Euro-Deputados e Assessoria de Imprensa junto do Parlamento Europeu em Bruxelas, Bélgica.

Atualmente, é Realizador de Programas na Rádio Cruzeiro de Odivelas. Membro Representante no Conselho Municipal para a Interculturalidade e a Cidadania – CMIC.

Órgão Consultivo, Tutelado por Gabinete de Vereação dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa. Mediador Intercultural. Formador em Educação Intercultural, Comunicação, Cidadania. Desde o ano 2004, possui o CAP – Certificado de Formação Pedagógica de Formadores, através do Centro Nacional de Formação em Xabregas, Lisboa.

Em Julho de 2010 concluiu com curso “Inovar nas Associações CPLP” em Portugal, I.E.D. – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento, Lisboa;

Mentor do Concurso Miss Países da Língua Portuguesa (Miss CPLP) e Presidente do Comité Miss CPLP. É empreendedor, com experiência profissional em Gestão de Conteúdos e Imagem, Gestão de Eventos Interculturais.

Conferencista, Membro da UNITED ACTION (sediada em Espanha), onde teve a oportunidade de trabalhar em equipa de membros ativistas europeus sobre a Estratégia de Comunicação e a visão dos profissionais de comunicação sobre o movimento circular migratório e os refugiados Espanha, Maio 2015; Membro de Comissão de Honra da Bienal de Culturas Lusófonas, Cidade de Odivelas (2011 e 2013); Membro da Coordenação para a Comunicação e Cultura do Fórum Social Mundial (FSM), Túnis Janeiro 2015 e Tunís, Março 2013;

Membro do FSM em Brasília, Brasil, Dezembro 2010;

No Brasil, teve a oportunidade de consolidar os conhecimentos no domínio da Democracia, Cidadania e Direitos Sociais. Enquanto, na Tunísia, acumulou experiências relacionadas com a Comunicação, a Cultura e os Direitos Sociais. Em Saragoza, Espanha, adquiriu competências e valências em Gestão Cultural, Programação Cultural entre os vários profissionais, Organizações Civis e Municipais que participaram no “Encontro de Culturas’10” As experiências profissionais em Portugal passam pela RDP/Internacional, Rádio Renascença, Rádio Nova Antena (Odivelas), Rádio Atneu (Vila Franca de Xira), Rádio GFM (Vila Nova de Gaia, Porto), Jornal África Hoje, Mundo Africano, Jornal “Nova Odivelas” e o Repórter de Seixal. PT Multimédia e Telepac, também fizeram parte da caminhada. Foi realizador e apresentador de vários programas de sucesso radiofónicos em São Tomé e Príncipe entre alguns: “Sintonia Nova”, “Nupcial” e “Páginas da Ecologia”.

Entre algumas Formações/Conferências:

– Oralidade e a Música Santomense: Suas Influências – International Conference Music And Human Mobility. Having prosented a Paper. Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança.

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, 7 a 9 de Junho 2016.

– Ação de (In)Formação sobre o Tráfico de Seres Humanos, no âmbito da intervenção da Equipa Especializada para a Assistência a Vítimas de Tráfico.

Ação promovida pela APF – Associação Para o Planeamento da Família, Maio 2016;

– Conferência “Mediação e Segurança Urbana – Os desafios da Formação, realizado pelo Departamento de Desenvolvimento e Formação e pela Polícia Municipal de Lisboa, 26 Janeiro 2016;

– Oficina de Mediação Intercultural – acolhimento, integração e gestão da Diversidade. No âmbito do projeto Capacitar para Integrar. Ação Local pela Cidadania Global. O projeto visa promover a capacitação de técnicos de serviços de apoio, acolhimento e integração dos nacionais de países terceiros no domínio da mediação intercultural e dos direitos e deveres para o exercício de uma cidadania ativa. Fundação Cidade de Lisboa, 18 Junho 2015;

 

Veja também

Marly Baptista – Coreógrafa

Aposta em novos desafios, por isso “é interessante coreografa” a próxima Gala Miss CPLP. Nasceu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *